CONSCIENTIZAÇÃO: Prefeitura realiza programação da Semana do Meio Ambiente

A Prefeitura de Paragominas promove nos dias 3, 4 e 5, por meio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Urbanismo a Semana do Meio Ambiente que ocorre na Praça Célio Miranda.

Na programação várias atrações, entre elas a da Cia de Dança Kamal, apresentação do projeto literário (Sequência Didática Rio Uraim). O momento também contará com apresentações das Ações Sustentáveis da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

O secretário municipal de Urbanismo, Roberto Carlos Gambin, ressaltou o trabalho da nova gestão municipal.
“A coleta seletiva do município tem recebido o incremento bastante grande com a nova gestão do Dr, Lucídio, e ela funciona todos os dias, a coleta é feita com o auxílio da cooperativa que é a Coopercamare. Hoje 60% dos bairros da cidade são beneficiados com essa coleta”.

O prefeito municipal, Lucídio Paes, enaltece todo o trabalho que é realizado em prol da cidade.
“Estamos todos comprometidos com a qualidade e o melhor para a população de Paragominas. O trabalho realizado por cada secretaria só engrandece o trabalho em conjunto, unidos e coesos com o mesmo objetivo que é o melhor para todos.”

O prefeito municipal, Lucídio Paes, também chama atenção para a colaboração de todos fazendo referência a coleta seletiva.
“Separar o lixo de modo seletivo é um dever de cada um de nós cidadãos desta bela cidade que é Paragominas, somos responsáveis por tudo que amamos e quando amamos cuidados e fazemos nossa parte”
Um posto de Drive Thru foi montado próximo à praça Célio Miranda para receber os carros para que as pessoas possam trocar, durante os dias do evento, os produtos recicláveis por brindes.

A vice prefeita Vera Lúcia e todos os secretários de governo estarão participando da Semana do Meio Ambiente.

A Semana do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho, quando no dia 5 se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta semana de conscientização foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. O objetivo era complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU. A iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil.

Reportagem: Storni Jr (ASCOM)

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE:

03 e 04 Praça Célio Miranda – 15h30
05 PA 256 – 08h

SEXTA – 03/06 – ABERTURA
PRAÇA CÉLIO MIRANDA

14H – Drive Thur: Troca de resíduos recicláveis
Faça a separação dos resíduos recicláveis em sua casa e troque por um brinde no drive trhu.
15H30 – Abertura oficial da Semana do Meio Ambiente
Grupo de dança: Cia de Dança Kamal.
16h – Projeto literário ‘Sequência didática Rio Uraim – Semec
17h – Ações sustentáveis da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
18h – Ciclo de reciclagem e plataforma “Pense Verde” com demonstração do site e aplicativo.
20h às 22h – Show Cultural
Bandas Bandalha
Jhonny Farias

SÁBADO – 04/06
Praça Célio Miranda

08H – Drive Thur para troca de resíduos recicláveis
15h30 – Início das apresentações do 2º dia da Semana do Meio Ambiente
16h – Apresentação do Projeto Nascente Uraim – Sanepar
16h30 – Premiação do II Concurso de histórias em quadrinho “Água – Juntos vamos preservar e o rio Uraim salvar” – Secult.
17h – Apresentação – Histórias Cantadas do grupo Simpirilim – Jorginho Quadros
19h – Show Cultural:
Cantora Aline Maria
Grupo Parananin

DOMINGO – 05/06
PA 256

08h – REPLANTA PA – Plantio de mudas de mangueiras ao longo da PA 256.

O Replanta PA será um movimento com grande valor memorial e ecológico para o município, pois no ano 1997, fora, plantadas as mudas de mangueiras produzidas com sementes desta região, com a participação de entidades, instituições e entre outros no período inicial das enxurradas da época. Desde modo, este movimento dará continuidade a ação com a geração que realizou o primeiro plantio, juntamente com a nova geração que realizará o segundo plantio.