A ‘Festa da Menina Moça’ é uma tradição milenar da etnia indígena Tembé, preservada em solo paragominense. Em 2021, os organizadores da manifestação cultural, por meio de seus líderes indígenas, receberam o prefeito Lucídio Paes e secretários de governo.
“Estamos aqui para estreitar os laços com os nossos parentes indígenas. Temos respeito pelas tradições dos nossos ancestrais e vamos brigar para que eles tenham seus direitos respeitados, além de fazer com que o mundo saiba da existência dessas tradições”, exaltou o prefeito.
O ritual da ‘menina moça’ acontece durante vários dias, quando os homens saem para caçar e pescar e as mulheres cuidam da comida, artesanato e da preparação das meninas que, segundo a tradição, são oferecidas aos jovens índios para uma futura união.
Na última semana de agosto, a participação dos gestores do município teve o intuito de fortalecer as políticas públicas já existentes, além de criar outras que darão ainda visibilidade à essa tradição – preservando esse patrimônio imaterial.
Texto: Ronaldo Gillet – Ascom / Prefeitura de Paragominas