Educação de Paragominas é destaque no IDEB.

Empenho dos estudantes e os esforços concentrados dos educadores das escolas municipais de Paragominas colocaram a educação do município, entre os maiores destaques no índice do IDEB, em todo o Pará.

O IDEB – Índice do Desenvolvimento da Educação Básica foi instituído para avaliar o desempenho do ensino fundamental nas escolas brasileiras.
O Índice é resultado de dois fatores: as taxas de rendimento escolar (taxas de aprovação nas séries da etapa analisada) e as médias de desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, na avaliação externa realizada pelo Inep, a Prova Brasil, pertencente ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram em setembro de 2022 os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021.

Paragominas contou com a participação de 34 escolas, sendo 21 de Fundamental Menor e treze do fundamental maior.

No Fundamental Menor o resultado do IDEB foi 5,4, com meta estabelecida pelo INEP de 5,5. Já no Fundamental Maior o resultado foi de 5,0, ultrapassando a meta estabelecida pelo INEP de 4,9.

Das escolas de fundamental menor, assim como das escolas do ensino fundamental maior, que participaram da avaliação, onze de cada não tiveram 80% de alunos participantes da prova, e não alcançaram número mínimo de alunos para a classificação do índice

Os impactos da pandemia devem ser considerados na análise dos resultados do IDEB. Muitas dificuldades foram enfrentadas, porém, os educadores de Paragominas não mediram esforços para os atendimentos aos alunos.

Esforços que foram recompensados com o ótimo desempenho das escolas conquistando médias que colocaram a educação do município, em 5º lugar em todo o Estado do Pará, com nota 5 no IDEB.

Foram destaques de Paragominas as escolas:
No ensino fundamental regular, anos iniciaisr:
1º lugar – Escola Raimundo Nonato Sobrinho, com média de 6,2.
2° lugar – Escola Lions Clube, com média 6,0 e a Escola Salmonozor Brasil, também com média 6,0, ficaram empatadas.
3º lugar – Escola Arnaldo Manoel Fernandes, com 5.5.
4º lugar Escola Amílcar Batista Tocantins, com média de 5.4 e no
5º lugar – Escola Geraldo Sarmento com média 5.2.
No Ensino Fundamental Regular anos finais, o destaque ficou para a Escola Conto de Fada, com média de 4.8.

O esforço dos educadores foi realmente muito intenso, levando-se em conta que as avaliações atravessaram um período de grande dificuldades em função da pandemia da Covid-19.

Devido à pandemia, as aulas foram suspensas no município de Paragominas, através do decreto nº 146 de 18 de março de 2020 que declarando emergência no âmbito do município municipal para o enfrentamento da covid-19.

Somente em 17 de julho de 2020 foi publicado o decreto, nº 357 de julho de 2020 que determinava o retorno dos professores às aulas, por meio do trabalho remoto ou teletrabalho, onde estes elaboraram as aulas para seus alunos de acordo com as suas turmas e faziam postagens na plataforma gestor para serem disponibilizadas no portal do aluno.

O plano de retorno às aulas presenciais, teve como principal objetivo, diminuir os impactos da pandemia na aprendizagem dos estudantes paragominenses.

Os índices do IDEB alcançados pelas escolas do município demonstraram que as estratégias e empenho dos professores foram fundamentais para manter a educação pública de Paragominas entre os níveis mais elevados do Pará.