FÉRIAS: cuidado com as pipas! Brincadeira não pode virar tragédia

Com a chegada das férias do mês de julho, tudo que queremos fazer é se divertir. Sozinho ou com a família, férias devem ser sinônimo de alegrai, principalmente para as crianças de férias escolares.
A Prefeitura de Paragominas, por meio da Defesa Civil em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Pará – 1º Grupamento de Proteção Ambiental de Paragominas, fazem um alerta para o uso de “Pipas ou Papagaios” cuja linhas usadas passam pelo processo de cerol, que é um produto feito à base de pó de vidro moído misturado com cola.

O Major QOBM Jorge Cirilo Oliveira, destaca que a Lei Estadual n° 9.597, de 20 de maio de 2022, proíbe o uso, a posse, a fabricação e comercialização de linhas cortantes compostas de vidro moído conhecido como cerol, linha chilena e similares.

O Major Jorge Cirilo ressaltou também sobre as penalidades de quem descumprir o que diz a lei: “O descumprimento da Lei acarretará ao infrator, quando pessoa física, o pagamento de multa no valor de 50 (cinquenta) Unidade Padrão Fiscal (UPFs-PA), e quando o infrator for menor de idade, os pais ou responsáveis responderam por ele.”

No caso de estabelecimento comercial que for flagrado comercializando linha cortante será atuado, e acarretará aplicação de multa no valor de 5.000 (cinco mil) UPFs-PA.
O conhecido Cerol, sendo aplicado à linha é um material perigoso, pois é condutor de energia elétrica por conter raspas de vidro e pó metálico misturados com a cola. A situação se agrava ainda mais com o uso da linha chilena, produto industrial que contém pó de quartzo e óxido de alumínio.
“Empinar essas estruturas feitas de papel e bambu próximo de redes elétricas ou residência, pode causar graves acidente”, ressalta o Coordenador da Defesa Civil, Jerlan Cutrim.
O Coronel Roberto Coracy, a frente da Secretaria Municipal de Trânsito e Cidadania (Semutran) de Paragominas, também se mantém atento ao uso das linhas que passam pelo processo de cerol, pois esse material pode até matar um ciclista ou um motociclista que esteja trafegando por ruas e avenidas. A Secretaria Municipal de Trânsito e Cidadania (Semutran) se une as demais forças e parceiros no combate a este tipo de crime que colocam em risco a vida de crianças e adultos.
A Prefeitura de Paragominas também chama atenção que em caso de pipas presas em postes ou na fiação, as pessoas jamais devem tentar retirá-las. Apenas profissionais de concessionárias de energia estão devidamente autorizados e capacitados para se aproximar da rede elétrica.

Dicas para evitar acidentes com pipas:
– Não solte pipas em canteiros centrais de ruas, avenidas, rodovias ou qualquer lugar onde exista fluxo de veículos;
– Linhas metálicas não devem ser usadas no lugar da linha comum. Nunca use cerol ou a linha “chilena”, elas são proibidas por lei e causam acidentes;
– Não utilize papel alumínio na confecção da pipa. É perigoso, pois este material em contato com os fios provoca curtos-circuitos;
– Caso a pipa enrosque nos fios, é melhor desistir do brinquedo. Tentar recuperá-la representa sério risco, assim como tentar remover a pipa com canos ou bambus;
– Não solte pipa em tempo nublado, principalmente se tiver com chuva. Ela pode funcionar como para-raios, conduzindo energia;
– Não é indicado subir nas lajes das casas para empinar pipa, qualquer distração pode causar uma queda;
– Tenha cuidado com ciclistas e motociclistas, pois as linhas não podem ser vistas e linhas de cerol ou reforçadas podem causar graves acidentes.
SERVIÇO:
Em casos de emergência, ligue para o número (91) 9 9114-7545. (Defesa Civil Municipal)

Reportagem: Storni Jr (Superitendencia de Comunicação)