MARÇO LILÁS: Campanha alerta para o Câncer do Colo de Útero

Teve início na manhã desta terça-feira, dia 08, em Paragominas, a campanha “Março Lilás” que diz respeito a prevenção do Câncer do Colo do Útero. O evento foi realizado no teatro Reinaldo Castanheira da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto, Turismo e Lazer (Secult) e contou com a presença de aproximadamente 150 servidoras públicas das diversas áreas da saúde. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o câncer do colo de útero é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres com menos de 45 anos, perdendo somente para o câncer de mama. É um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero, que se localiza no fundo da vagina. Essas alterações são chamadas de lesões precursoras e são curáveis na maioria das vezes. Se não tratadas podem, após alguns anos, se transformar em câncer.

A palestra sobre o câncer de colo de útero, ministrada pelo ginecologista Dr. Paulo marcou a abertura do evento. O médico enfatizou durante sua fala sobre a importância de realizar os exames preventivos e a necessidade de se procurar sempre um profissional qualificado. O secretário municipal de saúde de Paragominas, Dr. Marinaldo Ferreira, disse que durante todo o mês de março ocorrerá várias programações em prol da saúde das mulheres. O secretario também parabenizou todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher.

De acordo com a coordenadora de educação em saúde, Daniele Vital, momentos como esses marcam de forma definitiva a preocupação do governo municipal, por meio da secretaria de saúde com as mulheres do município. Segundo a servidora pública, que é agente de saúde, Deuzarina Brito, ter a oportunidade de participar de eventos assim é um privilégio, pois abre as portas do conhecimento para todos. A campanha “Março Lilás” é alusiva a programação referente ao Dia Internacional da Mulher e seguirá durante toda semana.

Reportagem: Adriane Pires

ASCOM – Prefeitura de Paragominas