O FUTURO É AGORA: Prefeitura lança campanha em prol do Rio Uraim Evento contou com a participação do cantor da Amazônia, Nilson Chaves.

A fazenda Mimosa, localizada na comunidade do Uraim, zona rural do município de Paragominas, serviu de palco para o lançamento oficial do projeto “Nascente Uraim: o futuro é agora”.

A prefeitura municipal, por meio da Agência de Saneamento (Sanepar) e parceiros, realizou uma vasta programação que teve como principal objetivo a sensibilização da sociedade civil Paragominense, instituições, empresas, autoridades das mais variadas esferas e os produtores rurais, proprietários das áreas onde localizam-se as nascentes do Rio Uraim.  Com o objetivo de chamar a atenção de todos para a necessidade e urgência da proteção e preservação deste rio, foi o ponto de partida do projeto, que também visa também colaborar para que no futuro continuem existindo a disposição de todos os recursos hídricos da região.

O Prefeito de Paragominas, Lucídio Paes, presente no evento, ressaltou a importância de se preservar, não somente o rio Uraim, mas a tudo que for possível para termos um futuro melhor em todos os sentidos “A natureza nos proporcionou aqui em Paragominas, uma bacia hidrográfica belíssima, mas tudo nessa vida precisa de cuidados e esse projeto é mais do que podemos ver, pois se queremos um futuro com água de qualidade e em abundância, precisamos começar fazendo unindo forças. Essa luta não é só de Paragominas, é uma causa global” A Superintendente Geral da Agência de Saneamento de Paragominas, (SANEPAR) Rosilene Gomes Costa, reforça a necessidade de preservação de nossas águas e da união de todos para que o futuro comece agora.

“Nós precisamos preservar nossas águas e o que a gente precisa também é estudar qual a segurança hídrica de nosso município. O futuro de nossas águas depende dessa união, por isso chamamos todos em Paragominas, pois o futuro começa agora”.

O projeto é um ato de amor, de amor a vida, de amor ao rio Uraim e de amor ao planeta, reforçou o defensor público, Diogo Eluan, que é um dos maiores defensores do meio ambiente.

Encerrando o evento, todos os convidados puderam desfrutar da presença e da música de um dos maiores artistas da Amazônia, Nilson Chaves, que compôs uma canção exclusiva para o projeto e ainda cantou “olho de boto” acompanhado do cantor, dançarino e produtor cultural, Jhon Willian Amorim e da orquestra Daniel Nascimento. A servidora municipal, Vanderlucia Santos emocionou todos presentes ao entoar um belo hino de louvor.

O momento contou também com a participação das crianças do projeto Juquinha, que atende a um grande número de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais em nosso município. A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Deporto de Lazer, (SECULT), levou para o palco do evento a Cia de Dança Kamal.  Também estiveram presentes no evento, a deputada estadual Ana Cunha, secretários de governo, o prefeito municipal de Paragominas, Lúcidio Paes e a vice prefeita, Vera Lúcia. Raquel Oleari foi a responsável por toda a infraestrutura e o cerimonial do evento.

Texto e reportagem: Storni Jr – ASCOM
Fotos: Denison Nascimento