PARAGOMINAS: Projeto chama atenção para preservação do Rio Uraim

“A água é o veículo da natureza”

Esta frase é da autoria do pintor Italiano, Leonardo Da Vinci, e retrata na sua essência, neste Dia Mundial da Água, 22, a importância deste recurso da natureza para a vida humana.

Consciente de que a água é fundamental para a presença e continuidade de vida no nosso Planeta, pois sem ela não existirá vida, a prefeitura municipal de Paragominas, por meio da Agência de Saneamento de Paragominas (Sanepar) e parceiros, apresentará no próximo dia 27, domingo pela manhã, na pista agrícola da Colônia do Uraim, em Paragominas, o projeto “Nascente Uraim: o futuro é agora”.

A água é um dos recursos finitos mais essenciais para a sobrevivência da vida no planeta, pois colabora com os ciclos naturais e ainda, é fundamental para a produção de alimentos. Por esse viés de atuação, o projeto “Nascente Uraim: o futuro é agora”, tem como principal objetivo a sensibilização da sociedade civil Paragominense, instituições, empresas, autoridades das mais variadas esferas e os produtores rurais, proprietários das áreas onde localizam-se as nascentes do Rio Uraim, chamando atenção de todos para a necessidade e urgência da proteção e preservação deste rio, garantindo para o futuro a disponibilidade dos recursos hídricos da região.

De acordo com a Superintende Geral da Agência de Saneamento de Paragominas (Sanepar), Dra. Rosilene Gomes Costa, pequenas atitudes de cada cidadão são essenciais para a preservação dessa importante fonte de riqueza da natureza, bem como de todo o planeta, tais como:

Consciência ecológica e ambiental (não jogar lixos e dejetos em ambientes impróprios, fazer a separação correta do lixo, dentre outros);

Uso racional e sustentável dos recursos hídricos (racionamento e reutilização de água, banhos rápidos, fechar a torneira enquanto escova os dentes e lava a louça, dentre outros);

Preservação das águas (não atirar lixo nos rios, mares e oceanos);

Melhor gerenciamento e gestão dos recursos hídricos (inserção de políticas públicas).

O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos.

Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.”  (Artigo 4 da “Declaração Universal dos Direitos da Água”).

TEXTO ASCOM – STORNI JUNIOR