Programa Caixa Políticas Públicas e Prefeitura de Paragominas apresentam

Produto “Diagnóstico Socioeconômico para Otimização da Mobilidade Urbana, no Município de Paragominas”.
A Prefeitura Municipal de Paragominas através da Secretaria Municipal de Planejamento – SEPLAN, está desenvolvendo uma pesquisa de mobilidade urbana que consiste no levantamento da percepção do munícipe, sobre o deslocamento dentro do município.
Para isso, a pesquisa será realizada pela CAIXA através do Programa Caixa Políticas Públicas – CPP e visa subsidiar o Ente Público na definição de sua estratégia política.
Para o desenvolvimento da pesquisa foram considerados 03 (três) eixos fundamentais da política de mobilidade urbana municipal, tais como: a mobilidade urbana como resultado de políticas públicas; a organização do Sistema de Mobilidade Urbana para boa gestão da infraestrutura, com acessibilidade universal e eficiência no sistema de transporte municipal e; o reconhecimento da mobilidade urbana sustentável como política fundamental para a melhoria da qualidade ambiental urbana.
A pesquisa será por meio do questionário (Forms) que foi elaborado com 17 perguntas fechadas, a serem aplicados de forma presencial (1.200 pessoas) nos bairros do município, e virtual (4.800 pessoas), a serem preenchidos voluntariamente no site disponibilizado no site da Prefeitura e Câmara Municipal de Paragominas.
Os dados da pesquisa subsidiará um relatório diagnóstico analítico a ser apresentado à SEPLAN/PMP, para planejamento das ações estratégicas da gestão municipal com relação à mobilidade urbana, como: otimização das linhas de ônibus no município, aprimoramento e/ou implementação de abrigos de pontos de ônibus e de infraestrutura viária (ciclovias, ciclofaixas e calçadas acessíveis).
Desta maneira, a gestão municipal busca eficiência, eficácia e efetividade na prestação de serviços públicos; equidade no acesso e no uso do espaço urbano; gestão democrática da mobilidade urbana; redução dos custos urbanos de deslocamentos; segurança nos deslocamentos; justa distribuição dos benefícios e ônus decorrentes do uso dos diferentes modos e serviços de transporte.
A pesquisa inicia no próximo dia 11 de setembro no município de Paragominas e se estenderá até o dia 30.