PROJETO: Bombeiro na Escola beneficiará Rede Municipal.

Ocorreu na noite desta quarta-feira, 09, no auditório do parque de Exposições Amílcar Tocantins, em Paragominas, o lançamento oficial do projeto “Bombeiros na Escola”. Alunos e professores da Rede Municipal de ensino terão a oportunidade de aprender práticas preventivas de combate a incêndios e outros possíveis sinistros, sem a pretensão de formar profissionais Bombeiros, e sim, cidadãos capazes de identificar e prevenir situações que possam evoluir para acidentes, tais como: fraturas, choque elétrico, entre outros.

Os ensinamentos ministrados visam também capacitar os envolvidos a realizar os primeiros socorros em casos de engasgamentos, desmaios, cortes e infartos antes da chegada de profissionais especializados.

Para o prefeito de Paragominas, Dr. Lúcidio Paes, presente no evento, o projeto “Bombeiros na Escola”, é de suma importância para a rede pública de ensino.

“Apoiar o Corpo de Bombeiro é para nós uma honra, pois, o projeto aqui apresentado nos dá a certeza de que nossas crianças e jovens da rede municipal de ensino, junto com seus professores, irão aprender algo para o resto de suas vidas, e que esse aprendizado será capaz de salvar outras vidas. Me sinto feliz e certo de que parcerias como essas só trazem benefícios para todos no município de Paragominas”, destacou o prefeito Dr. Lúcidio Paes.

Para a secretária de educação de Paragominas, professora Andréia Sampaio, a formação de um cidadão completo passa, antes de tudo, pelo caminho do aprendizado, e é assim que formamos cidadãos seguros e preparados. O projeto “Bombeiros na Escola”, é antes de tudo, um projeto a favor da vida, tal como é o papel da educação, finalizou a secretária.

Entregar conhecimento e capacitar as pessoas, esse é o objetivo do treinamento, afirmou o coordenador do projeto, Túlio Garcia, que também enfatizou que todos irão se tornar Brigadistas após finalizarem o treinamento que terá a duração de 16 horas.

O treinamento será dividido em duas partes, a teórica e prática. No primeiro momento serão apresentados aos participantes toda a teoria. Na segunda parte todos irão passar pelos treinamentos, afirmou o comandante do corpo de Bombeiro de Paragominas, Ten.Coronel, Cezar Alberto.

Na cidade de Paragominas existem 32 escolas destinadas ao Ensino Fundamental que estão bem distribuídas em toda malha urbana. Nessas unidades de ensino atuam cerca de 1.4312 profissionais da educação, entre professores, diretores, serventes, merendeiras, auxiliares administrativos, agentes de portarias, todos promovendo a educação de 20.500 alunos regularmente matriculados.

Texto: Storni Jr – ASCOM

Fotos: Fabiano Marrom – ASCOM