Representantes da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de Paragominas e do CIRAD visitam mina da Hydro.
Objetivo foi conhecer as ações da empresa para a redução da emissão de carbono, como ações da empresa junto ao Projeto Paragoclima

A Hydro Paragominas recebeu na última semana uma comitiva de visitantes, incluindo a Secretária Municipal do Verde e Meio Ambiente do município de Paragominas, Amanda Purger. O objetivo foi não apenas conhecer a mina, mas também obter mais informações sobre as iniciativas da empresa relacionadas à redução de emissões de CO2.

“Para nós, é muito importante estreitar o relacionamento com o poder público e que eles conheçam a eficácia, eficiência e seriedade das nossas iniciativas. É uma troca de experiências em que um aprende com o outro, tanto a região quanto a empresa tem a ganhar com essas trocas no presente e no futuro”, ressalta Anderson Martins, diretor industrial da Hydro Paragominas.

Para a secretária Amanda Purger, as ações da Hydro podem ser multiplicadas como exemplos de boas práticas e gestão ambiental para que outras instituições municipais também possam agregar e se desenvolver. “A Hydro é um exemplo de produção com segurança ambiental, que é o que mais me chamou a atenção e percebemos nesta visita. Então, a prefeitura deve conhecer para sublinhar, catalisar e multiplicar todas as boas políticas ambientais que são realizadas dentro do nosso território”, pontua.

O coordenador de Licenciamento Ambiental da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente do município, Fernando Mendes, também participou da visita e destacou as ações da metodologia Tailings Dry Backfill, a retomada de rejeitos secos para cavas que já foram lavradas por meio de tecnologia pioneira. “Gostei bastante de ver o projeto pessoalmente, só conhecia na teoria e pude ver na prática que está evoluindo e constantemente monitorado. A gente percebe que a Hydro Paragominas já está à frente com várias ações para reduzir sua emissão de carbono antes mesmo da assinatura do Pacto pelo Clima”, explica Fernando referindo-se ao pacto integrante do projeto Paragoclima, que consiste em uma série de ações para que o município alcance, em curto prazo, a neutralidade na emissão de carbono.

Além das áreas de operação de mina e rejeito seco em cava, os visitantes puderam conhecer a sala de controle da mina, cabine de operação remota, painéis solares, carros elétricos recém-chegados à operação e a trilha ecológica, onde tiveram a oportunidade de plantar uma muda para contribuir com a conservação das espécies da região.

Pesquisa
Para René Poccard, pesquisador sênior do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD) que também foi um dos visitantes, tanto a instituição quanto a prefeitura e a Hydro têm objetivos e até métodos em comum para serem trabalhados visando o desenvolvimento territorial de Paragominas.

“Eu percebi uma preocupação com temas como sustentabilidade, biodiversidade, flora, fauna, etc. Há grande potencial de progresso e experiências que podem ser compartilhadas com outros atores dentro do território, como as iniciativas de restauração, para dar um exemplo. No mais, acho admirável a noção apurada de manutenção preventiva que percebi durante a visita”, comentou o pesquisador.

“Esta visita foi extremamente importante para mostrar nossas iniciativas e projetos como os painéis solares, carros elétricos, nosso mineroduto, que é um modal de transporte de baixo impacto. Estamos pensando nas próximas gerações: como vamos deixar o ambiente amanhã? Nossas iniciativas visam uma sociedade melhor no futuro e acredito que transmitimos essa preocupação hoje”, concluiu Anderson Martins.

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO HYDRO

FOTOS: HYDRO