15º OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS OBMEP 2019 ESCOLAS PÚBLICAS + ESCOLAS PRIVADAS

Quase um milhão de alunos de mais de 50 mil escolas públicas e privadas de todo o Brasil farão a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) no sábado, 28 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília).

Criada em 2005, a OBMEP é uma realização do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).O objetivo principal da OBMEP é estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes

Quem pode participar da OBMEP 2019.

Alunos matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais, ou em escolas privadas brasileiras (do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e o Ensino Médio) podem participar da OBMEP 2019.

Os alunos que participam da OBMEP são divididos em três níveis:

Nível 1 – estudantes de 6º ou 7º anos do Ensino Fundamental
Nível 2 – estudantes de 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental
Nível 3 – estudantes do Ensino Médio
Para a segunda fase da olimpíada, foram aprovados 949.226 alunos (898.263 de escolas públicas e 50.963 de escolas privadas) de 50.663 unidades de ensino (45.036 públicas e 5.627 privadas).

Em Paragominas foram classificados para a segunda fase 685 alunosatendidos nas escolas públicas municipais, estaduais, federais e em escolas privadas distribuídos nos três níveis de classificação.

O professor Rafael Alves Maciel, coordenador da OBMEP na escola municipal Maria da Silva Nunes, avaliou que a OBMEP é uma ferramenta para descobrir novos talentos. “A OBMEP é uma prova realizada no Brasil que nos possibilita revelar os talentos da matemática, sendo uma prova de alto nível. Isso pode ser visualizado na porcentagem de alunos que verdadeiramente passam, segundo pesquisas no Brasil apenas 5% dos alunos dominam a matemática. Um dos objetivos dessa prova é revelar esses alunos”, explicou o professor.

Além disso, a OBMEP possibilita o ingresso no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que propicia ao aluno premiado em cada edição da OBMEP entrar em contato novos ramos da matemática, com professores especializados e um material didático criado especialmente para eles, objetivando proporcionar uma experiência enriquecedora.

José Erivan de S. Ferreira, ex-aluno da escola Maria da Silva Nunes, teve a oportunidade de ingressar nesse programa. “Quando eu recebi a medalha do CNPQ, me foi ofertado esse curso de de Iniciação Científica Jr. no qual eu recebi uma bolsa de estudos além das despesas de alimentação e transporte pagas pelo CNPQ para assistir as aulas do curso, semanalmente, na Universidade Federal do Pará, em Belém. O curso é excelente para as pessoas que gostam de matemática. Nós discutíamos, resolvíamos diversas questões e estudávamos outras áreas da matemática que não são muito conhecidas por alunos de ensino fundamental e médio. Foi uma experiência incrível! ”, disse.

Em Paragominas, as provas acontecerão em dois centros de aplicações nas Escolas Belarmina Fernandes e Maria da Silva Nunes, conforme quadro abaixo.

Nome da Escola

QTD POR NÍVEIS