Com apoio da Prefeitura, Fundação Hemopa realiza campanha de doação de sangue em Paragominas

A Prefeitura de Paragominas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hemocentro do Pará (Fundação Hemopa) e Governo do Estado do Pará, vai realizar nos dias 14 e 15 de agosto, no Hospital Municipal, uma grande campanha de doação de sangue no município.

As bolsas coletadas vão contribuir para o atendimento a pacientes de Paragominas e de toda a Região do Capim. “Quando uma campanha dessa acontece na nossa cidade não há como não querer participar. Eu sou doador de sangue e, sempre que posso, faço a minha doação. Não causa dor, muito pelo contrário, dá satisfação e participar”, destacou o autônomo Heriberto Puget.

De acordo com os organizadores, a meta é de ao menos 250 bolsas de sangue coletadas durante os dois dias de campanha. “Somos parceiros da Fundação Hemopa e contamos com a solidariedade da nossa população. Como prefeito da nossa cidade, quero convocar a nossa população a participar dessa ação que, com toda a certeza, vai salvar muitas vidas”, declarou o prefeito Lucídio Paes

Para doar sangue, é preciso seguir alguns critérios como, estar bem alimentado; pesar mais de 50kg; ter entre 16 e 69 anos; não ter feito tatuagem, colocado piercing ou feito maquiagem definitiva nos últimos 12 meses. Menores de 18 anos precisam de autorização dos pais e maiores de 60 têm que ter doado ao menos uma vez na vida.

No dia 14, as doações vão acontecer de 8h às 17h; já no dia 15, de 8h às 12h. É necessário levar um documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial, para estar apto à doação de sangue.

COVID-19

Candidatos que foram diagnosticados com covid-19 devem esperar até 30 dias após estarem curados da doença para doarem sangue; quem teve contato com pacientes com o novo coronavírus devem esperar 14 dias após o último contato com a pessoa para doar sangue; quem tomou a vacina Coronavac deve aguardar dois dias para doar e quem recebeu o imunizante Astrazeneca deve esperar sete dias para doar sangue.