Lago Verde ganha iluminação moderna e orgulha Paragominas

Paragominas já tem o seu mais novo ponto de lazer, diversão e referência para o turismo de toda a região.

Quando o prefeito Paulo Tocantins acionou a chave de força que ligou as lâmpadas de tecnologia LED, o Lago Verde, no centro da cidade, ganhou mais vida, cor e beleza. “Temos agora uma referência turística e de lazer completa, que orgulha não apenas a cidade de Paragominas, mas a região sudeste do estado”, disse o prefeito.

Além da iluminação, a Prefeitura de Paragominas inaugurou um enorme painel-cenário em seis camadas, com o nome da cidade, ressaltando por meio de cores diferentes os estados brasileiros que deram origem ao nome do município: Pará, Goiás e Minas Gerais. No centro do painel, um grande coração. Durante a inauguração, no último domingo, 09, centenas de pessoas fizeram fila para fotos no painel.

A iluminação em tecnologia LED (Light Emitting Diode, na sigla em inglês), representa mais economia e segurança, tanto em ambientes domésticos quanto em grandes espaços, como o Lago Verde, com seus mais de mil metros de extensão. Agora, os visitantes poderão usufruir o enorme espaço a qualquer hora do dia, praticando atividades esportivas, passeando nas calçadas e pedalinhos ou simplesmente relaxando, em meio a uma paisagem de respeito ao meio ambiente e à biodiversidade.

Alguns ajustes como o tráfego de bicicletas e o passeio de cães de médio a grande porte ainda precisam ser feitos, reconhecem os técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Paragominas, garantindo que medidas de fiscalização serão tomadas imediatamente. O projeto prevê ainda a instalação de lanchonetes no entorno do Lago Verde para maior comodidade dos frequentadores.

Uma obra como essa nunca é definitiva, afirma o prefeito Paulo Tocantins. “Nós vamos estar, constantemente, buscando melhorias e adequações para tornar a área do Lago Verde ainda mais atrativa” disse o prefeito. “E vamos fazer isso sem negligenciar outras obras e serviços nas mais diversas áreas, como saúde, saneamento, habitação, infraestrutura e educação, por exemplo, pois a Prefeitura tem um olhar responsável e competente que contempla todo o município, indistintamente”, completou Paulo Tocantins.

DO LIXO AO ORGULHO

Antes, o espaço onde hoje está o novo Lago Verde era um igarapé praticamente morto, tomado pelo lixo. Local insalubre e inseguro. Com a revitalização, tornou-se um espaço de orgulho para moradores e admiração para os que visitam Paragominas.

Nem os estragos ocorridos na enchente de abril deste ano tiraram da Prefeitura a determinação de manter o Lago Verde como opção de lazer da cidade, valorizando sua beleza e funcionalidade. O Lago Verde, que já foi palco de grandes eventos como as festas de réveillon promovidas pela Prefeitura de Paragominas, segue vivo e orgulhando os cidadãos.

Antes da cerimônia de inauguração da iluminação, no último domingo, o compromisso de valorizar o meio ambiente em Paragominas foi reforçado, com o plantio de mudas ao longo de toda a orla do Lago Verde. A valorização da cultura também foi reforçada, com aulas de dança e a apresentação da Escola de Música Daniel Nascimento.