Oficina realizada em Paragominas fortalece laços pela Regionalização do Turismo entre os municípios da Região do Capim.

Nos dias 19 e 20 de maio, a Prefeitura de Paragominas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Desporto e Lazer (Secult), realizou, no Teatro Reinaldo Castanheira, centro da cidade, a “Oficina do Programa de Regionalização do Turismo”, reunindo 16 municípios da Região Turística do Capim.

Durante o encontro, foram tratados temas como a capacitação e o desenvolvimento dessas cidades com benefícios para a comunidade local, além de alternativas para a geração de emprego e renda à população. Também esteve em pauta assuntos como pesquisa de demanda, pesquisa de inventário da oferta turística e produção de dados da região.

Claudei Souza, que além de secretário da Secult é presidente do Fórum Estadual de Dirigentes Municipais de Cultura do Pará, entende que um momento como esse é de fundamental importância para a cidade, mesmo em tempos de restrições devido a Pandemia de Covid-19.

“Paragominas compõe a Região do Capim e, sediar esse evento, é um momento ímpar para a nossa cidade. É uma das primeiras vezes em que chega à nossa cidade um trabalho de fortalecimento para que possamos entrar de vez nessa rota turística do Pará. Além disso, um dos maiores objetivos desse encontro é buscar essa capacitação conjunta entre os municípios para o cenário que teremos daqui por diante”, apontou Claudei.

Vale lembrar que, em abril deste ano, o prefeito de Paragominas, Lucídio Paes, assinou o ‘Termo de Adesão ao Turismo’ – um instrumento formal de compromisso, onde o signatário apoia e incentiva a realização das ações da Pesquisa do Inventário da Oferta Turística – IOT, concorrendo assim para o atendimento da política de regionalização do Turismo no Estado.

TEXTO: ASCOM PMP