Paragominas Divulga Plano de Contingência Municipal para enfrentamento do Novo Coronavírus

A Prefeitura de Paragominas publicou no dia 18 de março o Plano Municipal de Contingência contra o Coronavírus, documento que se está em consonância com o Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (COVID-19). O Plano vem descrever as ações de vigilância e saúde no município, em todos os níveis de complexidade, a serem executados frente a detecção de um caso suspeito.

Os principais objetivos são minimizar os riscos da população frente a um caso suspeito, divulgar informações de saúde, estabelecer estratégias de comunicação de risco e orientar a adoção de medidas preventivas e indicação do uso do EPI.

Este plano é composto por três níveis de resposta: Alerta, Perigo Iminente e Emergência em Saúde Pública. Cada nível é baseado na avaliação do risco do novo Coronavírus afetar o município de Paragominas e seu impacto para a saúde pública. Dentro de cada um desses três níveis o plano apresenta um passo a passo sobre como proceder.

O Plano de Contingência também desenvolve informações pertinentes acerca da transmissão, do período de incubação do coronavírus e medidas de controle de infecção. Para mais informações, confira o plano na íntegra no link abaixo.