Paragominas estuda implantação de usina de reciclagem que irá transformar lixo doméstico em telhas e tijolos

O município de Paragominas deve ganhar, em breve, a primeira usina de processamento e reciclagem de lixo do Norte do Brasil – um projeto que, além de vanguardista, deve colocar a gestão municipal em um novo patamar como referencial de respeito ao meio ambiente e práticas sustentáveis.

Nesta quinta-feira, 4, empresários e lideranças políticas de São Bento do Sul – SC, receberam na Usina de Processamento de Resíduos (UPR) da cidade, uma comitiva formada pelo prefeito de Paragominas, Lucídio Paes; secretários Roberto Gambin (Meio Ambiente e Urbanismo) e Anderson Cerceau (Planejamento); além dos vereadores Sandro Marques, Coronel Éder, Hésio Moreira e Roberto Nagibão.

“Com a implantação do projeto, devemos colocar nossas cooperativas que já estão trabalhando com a coleta seletiva na nossa cidade, podendo ter ganhos ainda mais significativos. Esses catadores  terão uma promoção social desde a coleta dos materiais, passando pelo processamento daquilo que será transformado em produtos reciclados”, explica o gestor municipal.

Depois de todo o processamento do lixo, existe a produção de adubo e fertilizantes orgânicos que podem ser utilizados na agricultura, fomentando o agronegócio e a agricultura familiar de Paragominas. “Também existe o gás produzido no processo que dá condições de suprir a energia do empreendimento, além do compartilhamento com imóveis ou empreendimentos que estejam próximos à usina”, completou o prefeito Lucídio Paes.

A partir da implantação da usina, Paragominas deve processar aproximadamente 135 toneladas de lixo por dia, o que deve fazer o município dar um salto ainda maior no que diz respeito ao referencial de ‘município verde’ – um projeto grandioso e que, em médio prazo trará retorno do investimento que deve ser feito para a sua concepção.

Segundo o secretário de Planejamento, Anderson Cerceau, “a usina em funcionamento no interior de Santa Catarina derrete o plástico para a construção dos materiais que serão utilizados de várias maneiras, como na construção civil, permitindo a produção de moldes não só de tijolos e de outros objetos como tampas para o sistema de água, estruturas de meio-fio e telhas”. Na prática, os resíduos são transformados em produtos economicamente viáveis.

Ainda de acordo com Cerceau, são equipamentos simples, em sua grande maioria nacionais e de fácil manutenção. “Não é algo complexo de se implementar na nossa cidade. O tratamento do lixo é excelente, com um trabalho em conjunto com as cooperativas. É extremamente interessante observar o processo que vai da recepção do lixo, passando pela separação das partes orgânicas e não orgânicas, além da limpeza de partes como plásticos e papéis, que se transformam em uma série de coisas”, analisou o secretário ao acompanhar, presencialmente, o funcionamento da usina de São Bento do Sul.

É válido salientar que há a possibilidade de fechamento de convênios com outras prefeituras para que Paragominas receba o plástico de outros municípios – ou de outras fontes, como a iniciativa privada. Nesse caso, esse material seria transformado em produtos que seriam utilizados em toda a região, como calçamento para ciclovias, praças e escolas, com a destinação prática, efetiva e eficiente do material reciclado.

Para o secretário do Verde e Meio Ambiente e de Urbanismo, Roberto Gambin, as várias etapas e possibilidades de reciclagem são o maior atrativo da usina. “A modalidade é nova, com o lixo sendo separado do chorume que, por sua vez, irá se transformar em bioenergia.  Além disso, temos o subproduto sintético que, quando separado, pode ser transformado em materiais que as secretarias da gestão municipal irão utilizar no dia a dia”.

Gambin entende ainda que o projeto será “revolucionário”, abolindo o lixão e impactando de maneira muito positiva para o meio ambiente de Paragominas. “Vimos a fábrica em funcionamento e ficamos muito impressionados com todos os ganhos que o empreendimento trará para o nosso município, região e até mesmo para o Pará e o Norte do Brasil. Estamos muito otimistas para que a usina seja implantada em Paragominas”, disse em tom de entusiasmo.

Já o vereador Roberto Nagibão, observou que “todo o processo é impressionante”, desde a separação dos materiais, passando pela transformação em produtos que estarão de volta ao dia a dia das pessoas como algo renovável. “Implantar uma usina dessas em Paragominas é revolucionário”, enfatizou.

UPR DE SÃO BENTO DO SUL – SC

A Usina de processamento de lixo de São Bento do Sul – SC está em pleno funcionamento e foi projetada com missão inicial de reduzir em até 95% a quantidade de resíduos destinados ao aterro sanitário do município, por meio do processo de separação de materiais.

Os resíduos orgânicos seguem para um reservatório, onde permanecem durante um prazo determinado gerando os gases que serão queimados no biodigestor, e os resíduos sintéticos seguem pelo processo de transformação, onde o ‘flake’ (massa gerada através de calor com processo mecânico) é transformado em peças pré-moldadas como meio-fio, tampas, tijolos e tubos.

Texto e imagens: Ascom / Prefeitura de Paragominas