Paragominas recebe maquinário para fomento da Agricultura Familiar

A prefeitura de Paragominas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), recebeu na tarde desta quarta-feira, 26, mais um terceiro trator do tipo ‘roçadeira’. Esta é a terceira máquina desse tipo recebida em menos de um mês. A aquisição foi viabilizada por meio de emendas parlamentares e recursos do Estado. Estiveram presentes na cerimônia de entrega dos equipamentos, o prefeito de Paragominas, o secretário de Agricultura do município, o governador do Pará, Helder Barbalho, e inúmeros gestores municipais.

Joaquim Passarinho (PSD-PA), vice-líder do Governo Federal na Câmara dos Deputados, apontou que os três equipamentos entregues até o momento representam o ponto de partida de um grande projeto de incentivo à produção local. A expectativa é de que a parceria entre Estado, Governo Federal e município seja fortalecida nos próximos meses.

“Paragominas é uma referência na agricultura. Uma agricultura de qualidade. Com esse trator e outros equipamentos podemos ir ainda mais longe. Nós já conseguimos R$ 500 mil para a aquisição de mais maquinários que vão impulsionar a agricultura familiar do município nos próximos meses”, declarou Passarinho.

O secretário Renan Ohse observou que investimentos na mecanização da agricultura são fundamentais para uma gestão apoiadora do agronegócio. “Estamos recebendo esse trator para ajudar na mecanização do nosso agricultor familiar. São equipamentos que serão utilizados nos serviços de dragagem, limpeza de área, no plantio de milho e vai ajudar muito os nossos agricultores a desenvolverem um serviço cada vez melhor em suas propriedades”.

Para o prefeito Lucídio Paes, as máquinas chegam em excelente hora. “Esse é um momento muito importante porque é vontade nossa e do secretário de agricultura, intensificar tanto o trabalho de agricultura familiar quanto do pequeno e médio agricultor. Tenho certeza que essas ferramentas vão beneficiar muitas famílias. Estamos em busca de mais estrutura para que o homem do campo tenha reconhecido o seu trabalho”, salientou o gestor municipal.

Já o governador do Pará, Helder Barbalho, também fez questão de exaltar a parceria. “Paragominas é um berço da atividade do agro em nosso Estado. O município se destaca pela excelência de produção, seja nos grãos ou na pecuária. Esse apoio vem para contribuir e colaborar para que a atividade do campo seja cada vez mais forte no município”, disse.

Texto: Ascom PMP
Fotografia: Ronaldo Gillet