Prefeitura de Paragominas delimita áreas de proteção permanente!

A Prefeitura está delimitando as áreas de proteção permanente (APP) em Paragominas. A legislação ambiental descreve as APP como áreas protegidas, cobertas ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. A sua delimitação busca atender ao direito de todos por um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Nessas áreas não é possível que haja construção de casas, cercas, ou até mesmo utilizar o terreno para outros fins, pois atividades humanas podem causas grandes pressões ao ambiente, dificultando a escoação das águas, que na época das chuvas podem vir com força suficiente para causar acidentes.

Desde setembro, a prefeitura vem delimitando e limpando as APPs. É um serviço que está integralizando as secretarias, para a princípio verificar se os terrenos que ocupam essas áreas estão dentro do projeto de urbanização, ou seja, se estes estão dentro da legalidade, para assim serem tomadas providências às ações que devem ser feitas.

Este é um trabalho que é necessário ser concluído visando importantes questões de segurança municipal. Essa proteção legal tem como objetivo obter o equilíbrio ecológico, pois o desequilíbrio ambiental compromete qualidade de vida das presentes e futuras gerações. Ações de prevenção como essa surgem para evitar maiores consequências.