Prefeitura de Paragominas e Sebrae-PA lançam segundo ciclo do programa Cidade Empreendedora

Paragominas agora conta com uma importante ferramenta para o seu desenvolvimento econômico. Em cerimônia realizada no Hotel Regente, o prefeito Lucídio Paes e o diretor superintendente do Sebrae-PA, Rubens Magno, assinaram o termo de adesão ao programa diante de secretários de governo e convidados, entre eles, empreendedores paragominenses.

É importante enfatizar que Paragominas é uma das 13 cidades que estão recebendo a segunda edição do programa no Estado. O Cidade Empreendedora prevê a implementação de inúmeras estratégias focadas em gestores municipais, lideranças locais, desburocratização de processos, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo nas escolas, inclusão produtiva, cooperativismo e crédito.

Nos próximos 18 meses de trabalho, a previsão é de mais de mil horas em consultorias aplicadas por consultores especializados. De acordo com o prefeito Lucídio Paes, “a parceria com o Sebrae fortalece o objetivo da gestão em transformar Paragominas em um verdadeiro celeiro de empreendedores”.

Para Rubens Magno “Paragominas tem tudo para alcançar um sucesso ainda maior para os empreendedores locais a partir da continuidade do programa”. Aderiram ao Cidade Empreendedora, além de Paragominas, as prefeituras de Marituba, Benevides, Breves, Abaetetuba, Barcarena, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Ulianópolis, Castanhal, Cametá e Mãe do Rio.

Uma das novidades no prosseguimento desses trabalhos no Estado do Pará são as atividades do eixo inclusão produtiva, prevendo ações voltadas ao público dos Centros de Referência de Assistência Social, os chamados Cras.

É importante salientar que o Cidade Empreendedora foi concebido para a apoiar a transformação econômica dos municípios por meio da implementação de ações estratégicas voltadas à melhoria do ambiente de negócios, gerando renda e empregos para as cidades.

De acordo com a assessoria de comunicação do Sebrae o programa foi expandido para mais municípios brasileiros, com expectativa de que ele chegue a 1.150 cidades, de forma adaptada de acordo com o perfil, vocação e interesse de cada localidade. Nos últimos anos, ele foi aplicado em 510 municípios brasileiros.

Texto:  ASCOM PMP

Foto: Fabiano Marrom