Rota turística e revitalização do rio Uraim começam a se tornar realidade.

Rota turística e revitalização do rio Uraim começam a se tornar realidade.

Na manhã do último sábado, 24, foi realizada uma ação integrada entre Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Secretaria Municipal de Desporto, Turismo e Lazer (Secult), objetivando realizar o diagnóstico das condições turísticas e ambientais do rio Uraim no perímetro urbano de Paragominas. O coordenador regional da Defensoria Pública do Pará sede de Paragominas, Diogo Eluan, também participou da ação.

A vistoria identificou as ações que deverão ser realizadas no verão deste ano, com foco na recomposição ambiental das margens do rio, assim como, a estruturação da navegação turística – com limpeza de galhos e mato de sua calha. A princípio a ideia é que o porto de saída seja o parque ambiental da cidade.

Segundo o titular da Secult, Claudei Souza, “em pouco tempo, pretende-se entregar a rota turística do rio Uraim (Rota Uraim) como passeio navegável, para que as famílias da região de Paragominas possam usufruir deste belo rio. Paragominas será um polo de atração turística de toda região da BR 010″.

Já o secretário de Meio Ambiente, Roberto Gambin, declarou que haverá uma grande ação para recomposição das margens do rio Uraim. “Essa ação evitará que haja o assoreamento do rio, o que também poderá minimizar os impactos dos alagamentos nos períodos de chuvas”, evidenciou Gambin.

Para o Defensor público Diogo Eluan “a ação trará em curto espaço de tempo um ganho ambiental, com a recomposição da mata ciliar, assim como irá gerar renda com a navegação turística do rio na zona urbana de Paragominas.”

A coordenadora de cultura, e turismo Jane Silva também participou da ação e declarou que após esse primeiro diagnóstico, serão formatados os passeios turísticos no rio, com treinamento para os barqueiros que irão desenvolver a atividade e treinamento necessário para que haja segurança aos que irão usufruir dos passeios.