Segunda edição do Projeto Impacto: Chamou? Chegou! vai levar mais dignidade à zona rural de Paragominas

Com ações integradas entre as secretarias da gestão municipal, o Projeto Impacto: Chamou? Chegou!, chega nas próximas quinta, sexta e sábado (22, 23 e 24 de julho), de 8h às 17h, às comunidades Caip e Bacaba, localizadas na área rural de Paragominas. Em sua segunda edição, o projeto mais uma vez irá levar – de maneira 100% gratuita – inúmeros serviços às comunidades carentes do município.

“Paragominas tem uma grande quantidade de pessoas necessitando de atendimento imediato, seja na área da saúde, assistência social ou mesmo de cuidados com os espaços onde vivem”, observa o secretário municipal de Planejamento Anderson Cerceau, que, desde o início da nova gestão, tem utilizado inúmeras ferramentas (como pesquisas de campo) para auxiliar o prefeito Lucídio Paes na condução do Executivo.

Durante a grande ação planejada para os próximos dias, a Secretaria Municipal de Saúde vai estar presente com atendimento médico; testes rápidos para covid-19 e doenças sexualmente transmissíveis; medição de peso para o programa bolsa família; palestras orientativas; atualização da carteira de vacinação; coleta de PCCU e atendimento à saúde da mulher e entre outros serviços.

Já a Secretaria Municipal de Urbanismo, participa da ação com doação de mudas; capina, roçagem, varrição e recolhimento de entulhos; pintura de meio-fio; poda de árvores e plantio de mudas em logradouros públicos. Passando para o trabalho da Sanepar nessas comunidades, haverá atendimento ao público com plantão de dúvidas e aplicação de questionários sobre percepção socioambiental.

A Secretaria Municipal de Educação agendou para a ação, visitas às famílias locais para conferência de matrícula e participações dos alunos em atividades remotas; orientação sobre a documentação escolar e aplicação de enquete sobre o retorno das aulas presenciais.

Pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, veremos um mutirão de limpeza das vias, serviços de terraplanagem, drenagem e empiçarramento; além de um grande trabalho de manutenção da iluminação pública. Com a Secretaria Municipal de Trânsito e Cidadania, haverá um trabalho de orientação sobre as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro, palestra de educação para o trânsito e exposição de equipamentos.

Com a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Prefeitura traz serviços como análise de BPC e programa Bolsa Família e o cidadão poderá atualizar ou registrar pela primeira vez seu Cadastro Único. Também com a Semas, uma equipe do Sine estará presente auxiliando a população na confecção e encaminhamento de currículos. Uma equipe da Equatorial Energia vai estar ao lado dos servidores da Semas orientando sobre tarifa social, prestando informações e trocando lâmpadas.

Já a Secretaria de Cultura, Desporto, Turismo e Lazer trará um cinema itinerante, o projeto saúde na praça, uma área de recreação para crianças e torneios de futebol de campo masculino adulto e de voleibol. Já a Secretaria Municipal de Agricultura terá uma tenda para tirar dúvidas sobre a agricultura familiar, um curso prático de horticultura e pomar na escola, além de exposição de produtos da Casa do Mel.

Vale lembrar que, devido ao momento de pandemia do novo coronavírus, a ação exige cuidados para os participantes como uso de máscaras, álcool em gel e manutenção de medidas como o distanciamento social. Além disso, é importante que os cidadãos tenham em mãos o cartão SUS, identidade, CPF, certidão de nascimento (original) e comprovante de residência para alguns atendimentos.

TEXTO: ACOM PMP