Série “Dezembro Vermelho” – Como surgiu a AIDS?

0

Alguém sabe aí como a AIDS apareceu? Com certeza, alguém já deve ter ouvido falar que ela veio do macaco. Ué… mas, os homens também vieram do macaco! Comparações à parte, o vírus SIV foi encontrado primeiramente no sistema imunológico dos chimpanzés e do macaco verde africano. Confundiu mais? Deixa a gente explicar.

Este vírus [SIV] é altamente mutante e, embora não deixasse os macacos doentes, ele sofreu mutação, dando origem ao HIV, ou seja, o vírus da AIDS. Provavelmente, a transmissão para seres humanos aconteceu em tribos africanas, que caçavam ou domesticavam chimpanzés e macacos verdes. 

O fato é que o vírus se espalhou pelo mundo e foi na década de 80 que a população mundial passou a conhecer a agressividade dele, com uma grande epidemia de AIDS. O fato é que, desde 1981 até aqui, a AIDS já tirou mais de 25 milhões de vidas e é por isso que campanhas como o Dezembro Vermelho são tão importantes.

No Brasil, o Senado Federal acabou de aprovar a Lei 13.504 que institui a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis. A campanha terá foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade