Você já ouviu falar em Influenza?

A partir do dia 24 de abril, a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terá início em Paragominas e vai até o dia 26 de maio. O “Dia D” acontecerá no dia 13 de maio, com uma mobilização nacional. A campanha é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação do Programa Municipal de Imunizações pelo Departamento de Vigilância em Saúde/Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a influenza acometa de 5% a 10% dos adultos e 20% a 30% das crianças, causando de 3 a 5 milhões de casos graves, além de mortes todos os anos, no mundo. A transmissão do vírus ocorre principalmente através do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções.

Desde 2009, o município de Paragominas participa desta campanha, e não tem nenhum caso registrado de epidemia nos últimos anos, tendo apenas casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG, os quais foram identificados, em 2016, 08 casos.

A novidade em 2017, é que os grupos aumentaram. Vão estar inclusos os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e os professores das escolas públicas e privadas. Continuam também nos grupos, os indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas – mulher que pariu recentemente – até 45 dias após o parto, os trabalhadores da saúde, os povos indígenas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para a vacinação, de acordo com Marcondes Barbosa, Coordenador de Vigilância em Saúde/Epidemiologia de Paragominas, ano passado foram o total de 18.936 doses da vacina, divididos por grupo, atingindo a meta de 100,71% num total de 18.802 de pessoas previstas dentro dos grupos. “Quando se tem uma população participativa e consciente, proporcionamos a diminuição de gastos públicos, pois a prevenção da patologia com a imunização diminui as taxas de internações, e consequentemente, traz a melhora da qualidade de vida de nossa população.” Afirma Barbosa.

A influenza é um vírus que causa febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Prevenir é melhor que remediar

Algumas dicas são valiosas para evitar a doença, principalmente quando chega o “tempo de chuva”, não é?

Então vamos lá:

– Tome bastante água, líquidos em geral, esteja sempre hidratado, pois fortalece o sistema imunológico.

– Tenha uma alimentação saudável, com bastante vitamina C, de preferência.

– Lave as mãos frequentemente.

– Esteja com as vacinas em dia.

– Mantenha os ambientes ventilados evitando a proliferação de vírus e bactérias.

– Evite fumar e inalar a fumaça de fumantes.

– Use umidificadores de ambiente.

– Exponha ao sol lençóis e edredons antes de usá-los, de preferência lave-os para livrar-se dos ácaros e mofos presentes.